Um teste de Portadores (Carrier Genetic Test) é uma prova genética importante para o planejamento da família, já que permite determinar o risco de ter um filho com uma doença genética. O teste informará se os pais são portadores de uma ou mais mutações genéticas recessivas.
Os portadores são normalmente pessoas sadias, porém quando ambos os pais são portadores de uma mutação no mesmo gene, podem gerar um filho afetado.
Qualquer pessoa pode ser, sem que o saiba, portadora de uma ou mais mutações genéticas.
O teste de portadores nos permite saber quais genes alterados tem cada pessoa.
Por que fazer um teste de portadores?
As doenças genéticas não são curáveis, porém podemos evitá-las. Geralmente, pais portadores de doenças genéticas graves percebem o fato somente depois de dar a luz a uma criança afetada.
O teste de portadores CGT da Igenomix é o único teste clinicamente válido.
A quem se destina o teste de portadores?
Todos nós temos alterações em nossos genes e com o teste de portadores podemos saber se essas alterações poderiam causar doenças em nossos filhos. Recomenda-se fazer o teste nos seguintes casos:
- Antes de tentar uma gravidez por meio natural. Qualquer mulher que deseje uma gravidez, para conhecer o risco de transmitir possíveis doenças a seu filho.
- Antes de um tratamento de reprodução assistida. É aconselhável para conhecer o risco de transmissão e poder determinar o melhor tipo de tratamento em cada caso.
- Antes de um tratamento com óvulo ou sêmen de doador. Para poder selecionar um doador que não seja portador da mesma mutação que o membro do casal que fornece os gametas (óvulos ou espermatozóides).