O que é o Teste de Compatibilidade Genética?

O teste de compatibilidade genética (CGT) consiste em uma prova que permite identificar quais genes alterados possui cada pessoa. É feito através da analise de DNA tanto da mãe como do pai, obtido a partir de uma amostra de sangue.

test de compatibilidad genética

CGT_Dirigido

O teste de compatibilidade genética permite detectar se uma pessoa é portadora de mutações genéticas recessivas no mesmo gene.

Quase todos, sem que saibamos, somos portadores de varias mutações. Nas doenças recessivas, as mutações podem passar inadvertidas durante gerações até que os portadores tenham um filho afetado.

Por que fazer um teste de compatibilidade genética?

É possível ser portador de uma doença genética sem chegar a desenvolvê-la. Ser portador significa que das duas copias de um gene, uma contenha mutação, o que faz com que este não funcione corretamente. Se a mutação ocorre em apenas um gene, ainda existe uma copia funcional do mesmo gene, de modo que os portadores podem não ser conscientes desta condição até que realizem um exame de compatibilidade genética.

No caso em que ambos os pais tenham uma mutação no mesmo gene, a probabilidade de ter um filho doente é de 25%.

O teste de compatibilidade genética (CGT) da Igenomix é o único exame clinicamente válido.
 

Como proceder quando ambos os pais são positivos?

Se ambos os pais recebem um resultado positivo no exame de compatibilidade genética com mutação para o mesmo gene, a recomendação é consultar com um especialista as opções para conceber um bebê saudável.

  • Esses casais podem realizar um diagnostico pré-natal ou genético pré-implantação (PGD), evitando assim que seu filho sofra a doença.
  • Os casais podem recorrer à doação de gametas para evitar essas doenças.
  • Os casais podem avaliar a adoção, para evitar ter um filho afetado.
©2017 | All rights reserved. Legal note | Cookies policy